Pular para o conteúdo

Guarantee of uses with sustainable practices in the territories of the Reserva Extrativista Verde para Sempre

O LEDTAM conta com o projeto “Guarantee of uses with sustainable practices in the territories of the Reserva Extrativista Verde para Sempre” apoiado pela Aliança pelo Clima (CLUA – Climate and Land Use Alliance). O projeto tem como objetivo central propor a reorganização das atividades produtivas, a defesa do território com garantia do direito de uso pelas comunidades e a produção de informação e formação socioambiental para os atores sociais e comunitários da Reserva Extrativista Verde Para Sempre (RESEX- VPS), visando compreender a realidade vivenciada pela população desses sistemas tradicionais, contribuindo para estratégias de permanência e uso sustentável dos territórios.

O Centro de Informação e Formação do Xingu – CEFORM, projeto 330/2017 aprovado pela Câmera Técnica de Monitoramento das Condicionantes de Belo Monte Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (CT5) no âmbito do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX). O CEFORM têm por objetivo subsidiar a CT5 no monitoramento das 33 Condicionantes do Plano Básico Ambiental (PBA) a partir de dez eixos temáticos: requalificação urbana e lazer, saneamento, qualidade da água, educação, saúde, reassentamento de populações atingidas, monitoramento da Volta Grande do Xingu, APP- Área de Preservação Permanente, Fiscalização Ambiental e Componentes Indígenas.

A Rede Pesquisa Xingu – REDEX, é composta pelas três (03) instituições, está organizada em cinco (05) subprojetos (nós) de pesquisa, cada um atendendo pelo menos um tema prioritário definido em planejamento. A equipe é formada por setenta (70) pesquisadores de diferentes áreas. O desafio neste movimento está na perspectiva de tratar o problema de forma integrada e a partir de diferentes olhares, justificando a criação da Rede Pesquisa Xingu-REDEX para viabilizar as intepretações sobre o território afetado. Assumindo o proposto por MORIN (2001, p. 88) “ é preciso substituir um pensamento disjuntivo e redutor por um pensamento complexo, no sentido originário do termo complexus: o que é tecido junto”.

Na perspectiva de uma maior compreensão acerca das implicações ocorridas no território local, partindo da experiência acumulada, foi elaborada a proposta “Práticas indissociáveis de ensino-pesquisa-extensão – PIEPE nos municípios afetados pela UHE-Belo Monte”. O PIEPE, tem como ponto de partida as atividades de pesquisa e extensão realizadas nas escolas de ensino médio dos municípios de Altamira (EEEM Odila Souza), Brasil Novo (EEEM Brasil Novo) e Vitória do Xingu (EEEM Padre Eurico). As atividades proporcionaram a seguinte pergunta: de que maneira o arcabouço teórico ministrado na formação dos estudantes de ensino médio tem qualificado à compreensão das implicações geradas pela construção da UHE-Belo Monte em seus cotidianos?