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Objetivos do Projeto

Intervir no processo de ensino-aprendizagem de forma qualificada, pensando o currículo e as práticas, e reconhecendo a pluralidade dos temas, problemas e indagações vividos pelos discentes das escolas de ensino médio: EEEM Odila Souza (Altamira), EEEM Brasil Novo (Brasil Novo) e EEEM Padre Eurico (Vitória do Xingu).

  • Contribuir com o ensino de graduação por meio de atividades formativas junto aos discentes dos cursos do Campus de Altamira;
  • Incentivar os docentes das escolas EEEM Odila Souza (Altamira), EEEM Brasil Novo (Brasil Novo) e EEEM Padre Eurico (Vitória do Xingu) a criação de rotinas e práticas de ensino pautados na realidade das comunidades nas quais as escolas estão inseridas;
  • Provocar os discentes das três escolas às leituras críticas sobre suas comunidades, sua cidade e as dinâmicas estabelecidas com a implantação da UHE-Belo Monte;
  • Estimular o uso de matérias alternativos e reciclados na criação dos materiais didáticos e pedagógicos usados no ensino médio das três escolas;
  • Impulsionar o uso de metodologias ativas e das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino;
  • Realizar avaliações conjuntas (docentes e discentes da UFPA com docentes e discentes das escolas) sobre o material didático, em especial os livros, adotados no ensino médio.

Metas do Projeto

  1. Uma (01) reunião de apresentação do projeto, planejamento e alinhamento dos acordos entre universidade, escolas e sociedade sobre a execução do projeto;
  2. Incentivo por quatro (04) anos em três (03) escolas do ensino médio, Odila Souza (Altamira), Brasil Novo (Brasil Novo) e Padre Eurico (Vitória do Xingu), à melhoria nos processos de ensino-aprendizagem e a valorização da realidade vivida pelos discentes;
  3. Realização de quatro (04) oficinas formativas por ano junto aos discentes dos cursos de licenciatura do campus de Altamira com temas relevantes as práticas de ensino, metodologias, material didático e dentre outras que serão elencados ao longo do projeto;
  4. Organização de dois (02) minicursos, de pelo menos trinta (30) horas, por ano para os docentes das três escolas, sendo as temáticas discutidas e planejadas no conjunto do projeto;
  5. Vivencia de três (03) momentos lúdicos por ano com os discentes das três escolas com o objetivo de qualificar a interpretação da realidade vivida por eles em suas comunidades;
  6. Saída para dois (02) campos por ano para que seja feito a leitura da realidade e a construção de uma (01) matriz com as principais indagações vividas pela sociedade;
  7. Realizações de duas (02) sessões debates por ano aberto ao público em geral sobre o material didático, práticas de ensino, nova tecnologias e alternativas para o ensino médio de Altamira e região;
  8. Uma (01) reunião de avaliação e planejamento por semestre para conferencia e adequação das ações do projeto;
  9. Publicação da experiência vivida no projeto em dois (02) relatos de experiências seja em congresso de ensino ou revista indexada na área;
  10. Publicação de dois (02) artigos científicos em revistas indexadas na área de ensino com os principais resultados do projeto.
  11. Elaboração de um (01) relatório por ano conteúdo os avanços e dificuldades do protejo.